Vamos a pergunta clássica: Que horas devo chegar no aeroporto?

A) É um vôo nacional?
Se você fez o web check-in e não vai despachar a mala, 50 minutos de antecedência é o suficiente.

B) É um vôo internacional?
SEMPRE chegamos pelo menos 04 horas, as vezes até 04:30 antes do nosso vôo, mas as cias aéreas que costumamos viajar abrem o check-in somente 03 horas antes (Ex. KLM, Singapore, Qatar, etc). Você pode ter certeza que já vai ter uma fila bem movimentada no despacho de bagagem, já esperando abrir os guichês. Portanto, CHEGUE CEDO, se programe e não comprometa a sua viagem toda, seja a trabalho ou a lazer.

Pronto. Já despachou mala, já passou pela segurança e Policia Federal? Ótimo!
“Agora eu vou torrar meus dólares e euros no Duty Free”.
Segure a ansiedade e se contenha, my friend! O Duty Free é um pouco salgado, ainda mais com a instabilidade e alta do dólar.

Verifique se o gate de embarque está OK, através do painel de avisos. Faça sempre um double check para não ter surpresinhas.

Quando surgir o aviso de embarque imediato no painel: CALMA! O Avião não vai sair de IMEDIATO. Esse é um procedimento normal, e por incrível, que pareça é um procedimento mundial. E existe uma ordem de embarque:
1) passageiros com necessidade especiais, crianças de colo, idosos
2) passageiros voando em primeira classe ou executiva e passageiros frequentes que tenham um status na cia aérea ou aliança (explicaremos melhor mais para a frente).
3) passageiros voando em classe econômica. Na maioria das vezes, o embarque da econômica é dividido por grupos e a ordem de chamada começa pelos últimos assentos, e assim sucessivamente, em ordem decrescente de numeração de assentos.

Aeroporto de Amsterdam-Schiphol.

Aeroporto de Amsterdam-Schiphol.